Educação, Gênero e Sexualidade
BARCARENA

Disciplina

Me chamo Claudia Silva Lima. Sou Doutora em História e Conexões Atlânticas: culturas e poderes pela UFMA. Mestra em História Social pela Universidade Federal do Maranhão/UFMA. Especialista do Ensino Superior IESMA. Graduada no Curso de Licenciatura Plena em Ciências Humanas com habilitação em Sociologia pela UFMA e Licenciatura Plena em Filosofia pelo IESMA. Professora efetiva da Universidade do Estado do Pará - UEPA. Desenvolve leituras na área da Colonialidade/Decolonialidade; Filosofia Africana e Epistemologias do Sul. Atua nos seguintes temas: Subalternidade; Identidade; Poder; Gênero; Raça e Desigualdade. Atualmente integra o NEAFRICA (Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em África e o sul global; Grupo de pesquisa GEICA (Grupo de Experimentações com a Imaginação Conceitual Ameríndia) e do GEAMAR (Grupo de estudos e pesquisa Amazônia Antirracista. Desenvolve pesquisas no campo da História da África e dos Africanos com temáticas ligadas a discussão sobre a história das mentalidades, diáspora africana e formação social, histórica e filosófica do pensamento africano.

Bem vindos (as) a mais uma linda jornada de estudo e novas aprendizagens

A disciplina Educação, Gênero e Sexualidade tem como objetivo promover uma reflexão crítica sobre a maneira como as identidades de gênero e as sexualidades são construídas historicamente, socialmente, culturalmente, politicamente e discursivamente. Ao longo das aulas, discutiremos como essas construções influenciam e são influenciadas por contextos educacionais, relações sociais e estruturas de poder.

Abordaremos questões contemporâneas relacionadas à Educação para as Relações de Gênero e Sexualidade, compreendendo o gênero como uma categoria fundamental de análise para pensar desigualdades, direitos e possibilidades de transformação social.

A disciplina também se propõe a pensar a interseccionalidade entre gênero, raça/etnia, classe social, geração e outras marcas sociais que atravessam os sujeitos. Refletiremos sobre conceitos como diferença, alteridade e identidade cultural, com o intuito de fortalecer práticas educativas que promovam o respeito à diversidade, a equidade e a construção de uma escola inclusiva, plural e democrática.

A disciplina convida você a um processo de escuta, diálogo e desconstrução de paradigmas, a partir de uma perspectiva crítica e comprometida com a justiça social. 

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
BARCARENA

APRESENTAÇÃO DISCIPLINA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM

 

Prezados alunos e alunas do curso de Pedagogia/UEPA,

 

Meu nome é Eliana Cavalcante Maués Santos, sou Especialista em Ensino Superior, Bacharel e Mestre em Psicologia/UFPA, atuo na UAB/UEPA na Graduação e na Pós Graduação. Tenho experiência na docência superior e na tecnológica, na Formação de Professores e há 10 anos atuo na Educação à Distância. Atualmente sou docente em Instituição  privada em Belém/PA. É uma grande alegria poder ministrar a disciplina Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem com todos vocês. Estaremos juntos para analisarmos e refletirmos sobre essa importante disciplina, no currículo docente de Pedagogia.

 A disciplina Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem  faz parte do desenho curricular dos cursos de Licenciatura, esta tem como objetivo contribuir com a formação de professores em todos os níveis no que se refere aos conhecimentos de psicologia no ciclo de vida, mas prioritariamente no Desenvolvimento Infantil e nas perspectivas de aprendizagem da criança e do adolescente. Nosso objetivo é que vocês possam ter um melhor entendimento dos processos psicológicos, que permeiam o desenvolvimento e a aprendizagem e possam refletir nas suas práticas cotidianas dentro da estrutura educacional como um todo.

Desde já fico à disposição junto com os tutores, para os esclarecimentos que forem necessários para a finalização exitosa da nossa disciplina.

Estaremos juntos em aulas online e na primeira aula- logo no início- faremos nosso acordo pedagógico em que serão esclarecidas as metodologias e atividades da disciplina.

 

Segue abaixo nossa Bibliografia Básica:

Bock, Teixeira& Furtado. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia– 15.ed. – São Paulo:Saraiva Educação, 2018

Iremos utilizar a PARTE II: Áreas de conhecimento da Psicologia

Cap:8- Psicologia do Desenvolvimento

Cap:9- Psicologia da Aprendizagem

 

Além dessa bibliografia básica teremos artigos científicos para leitura, resumo e trabalhos acadêmicos que farão parte da avaliação de todos.

 

Nosso 1º encontro/aula será na 5a feira dia 12.12.2022 das 19:00 h, o 2º encontro/aula na 6ª feira dia 13.12.2024 no mesmo horário e o 3º encontro na 5ª feira dia 19.12.2024, sempre as 19h.

Conto com a participação de todos.

O cronograma para a entrega dos trabalhos avaliativos será anexado na plataforma durante esta semana.

Solicito que façam a leitura dos Capítulos citados (8 e 9) do livro aqui anexado antes da nossa 1ª aula.

 

Até lá.

 

Cordialmente,

 

Profª Ma. Eliana Cavalcante M. Santos

Professor Formador I UAB/UEPA

08 de Dezembro/2024