Me chamo Claudia Silva Lima. Sou Doutora em História e Conexões Atlânticas: culturas e poderes pela UFMA. Mestra em História Social pela Universidade Federal do Maranhão/UFMA. Especialista do Ensino Superior IESMA. Graduada no Curso de Licenciatura Plena em Ciências Humanas com habilitação em Sociologia pela UFMA e Licenciatura Plena em Filosofia pelo IESMA. Professora efetiva da Universidade do Estado do Pará - UEPA. Desenvolve leituras na área da Colonialidade/Decolonialidade; Filosofia Africana e Epistemologias do Sul. Atua nos seguintes temas: Subalternidade; Identidade; Poder; Gênero; Raça e Desigualdade. Atualmente integra o NEAFRICA (Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em África e o sul global; Grupo de pesquisa GEICA (Grupo de Experimentações com a Imaginação Conceitual Ameríndia) e do GEAMAR (Grupo de estudos e pesquisa Amazônia Antirracista. Desenvolve pesquisas no campo da História da África e dos Africanos com temáticas ligadas a discussão sobre a história das mentalidades, diáspora africana e formação social, histórica e filosófica do pensamento africano.
Bem vindos (as) a mais uma linda jornada de estudo e novas aprendizagens
A disciplina Educação, Gênero e Sexualidade tem como objetivo promover uma reflexão crítica sobre a maneira como as identidades de gênero e as sexualidades são construídas historicamente, socialmente, culturalmente, politicamente e discursivamente. Ao longo das aulas, discutiremos como essas construções influenciam e são influenciadas por contextos educacionais, relações sociais e estruturas de poder.
Abordaremos questões contemporâneas relacionadas à Educação para as Relações de Gênero e Sexualidade, compreendendo o gênero como uma categoria fundamental de análise para pensar desigualdades, direitos e possibilidades de transformação social.
A disciplina também se propõe a pensar a interseccionalidade entre gênero, raça/etnia, classe social, geração e outras marcas sociais que atravessam os sujeitos. Refletiremos sobre conceitos como diferença, alteridade e identidade cultural, com o intuito de fortalecer práticas educativas que promovam o respeito à diversidade, a equidade e a construção de uma escola inclusiva, plural e democrática.
A disciplina convida você a um processo de escuta, diálogo e desconstrução de paradigmas, a partir de uma perspectiva crítica e comprometida com a justiça social.
Olá, queridas e queridos estudantes da Pedagogia da UAB!
Sejam muito bem-vindos a mais uma etapa da nossa formação docente! Nesta disciplina, vamos embarcar juntos em uma jornada muito especial: o ensino de História para os anos iniciais do Ensino Fundamental. E já adianto: não é qualquer história. É a história que forma, que conecta, que valoriza identidades e dá sentido ao mundo que vivemos!
Vamos refletir sobre a formação histórico-cultural da sociedade brasileira e amazônica, compreendendo as diversas temporalidades e trajetórias que compõem a nossa existência enquanto povo. Aqui, o protagonismo das culturas afro-brasileiras, africanas e indígenas será central, especialmente à luz das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que exigem de nós educadores um olhar sensível, inclusivo e comprometido com a diversidade.
Também vamos entender a História como uma ciência social, ou seja, como uma forma de compreender as relações humanas, o cotidiano, as mentalidades e as formas de viver e resistir. Vamos dialogar com a história oral, a história cultural, e explorar diferentes documentos e fontes como ferramentas didáticas.
O foco estará no ensino de História nas séries iniciais, com atenção especial aos conteúdos, às metodologias e às práticas pedagógicas. Vamos estudar como planejar, executar e avaliar atividades experimentais e criativas, que despertem nos pequenos alunos o interesse por pensar o tempo, a memória e as suas próprias histórias.
O nosso desafio é formar educadores que ensinem História com sentido, com afeto, com criticidade e com respeito à pluralidade de vozes e experiências.
Então preparem-se para muitas trocas, leituras, reflexões e, claro, momentos de encantamento com os saberes que nos atravessam!
Vamos juntos fazer da sala de aula um espaço de escuta, memória e transformação?
Conto com vocês! Com carinho Professora Claudia