História para os anos iniciais do Ensino Fundamental
IGARAPÉ-MIRI

Olá, queridas e queridos estudantes da Pedagogia da UAB!

Sejam muito bem-vindos a mais uma etapa da nossa formação docente! Nesta disciplina, vamos embarcar juntos em uma jornada muito especial: o ensino de História para os anos iniciais do Ensino Fundamental. E já adianto: não é qualquer história. É a história que forma, que conecta, que valoriza identidades e dá sentido ao mundo que vivemos!

Vamos refletir sobre a formação histórico-cultural da sociedade brasileira e amazônica, compreendendo as diversas temporalidades e trajetórias que compõem a nossa existência enquanto povo. Aqui, o protagonismo das culturas afro-brasileiras, africanas e indígenas será central, especialmente à luz das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que exigem de nós educadores um olhar sensível, inclusivo e comprometido com a diversidade.

Também vamos entender a História como uma ciência social, ou seja, como uma forma de compreender as relações humanas, o cotidiano, as mentalidades e as formas de viver e resistir. Vamos dialogar com a história oral, a história cultural, e explorar diferentes documentos e fontes como ferramentas didáticas.

O foco estará no ensino de História nas séries iniciais, com atenção especial aos conteúdos, às metodologias e às práticas pedagógicas. Vamos estudar como planejar, executar e avaliar atividades experimentais e criativas, que despertem nos pequenos alunos o interesse por pensar o tempo, a memória e as suas próprias histórias.

O nosso desafio é formar educadores que ensinem História com sentido, com afeto, com criticidade e com respeito à pluralidade de vozes e experiências.

 Então preparem-se para muitas trocas, leituras, reflexões e, claro, momentos de encantamento com os saberes que nos atravessam!

Vamos juntos fazer da sala de aula um espaço de escuta, memória e transformação?

Conto com vocês! Com carinho Professora Claudia

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
IGARAPÉ-MIRI

A disciplina Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem faz parte do desenho curricular dos cursos de Licenciatura, esta tem como objetivo contribuir com a formação de professores em todos os níveis no que se refere aos conhecimentos de psicologia no ciclo de vida, mas prioritariamente no Desenvolvimento Infantil e nas perspectivas de aprendizagem da criança e do adolescente.

Nosso objetivo é que vocês possam ter um melhor entendimento dos processos psicológicos, que permeiam o desenvolvimento e a aprendizagem e possam refletir nas suas práticas cotidianas dentro da estrutura educacional como um todo.