PESQUISA EM EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Castanhal 2025

TUDO, TUDO, TUDO QUE NÓIS TEM É NÓIS”

(Emicida, música principia)

Para iniciar nossa disciplina é muito importante que possamos compreender que esse caminhar entre produzir, plantar e colher nos leva a pensar na existência necessária em que as sementes foram se encaminhando, produzindo e transformando os territórios (das águas, florestas, campo e quilombos) em todo o Brasil.

Registrar nesta disciplina Pesquisa em Educação para as relações étnico raciais  é sem sombra de dúvidas refletir sobre as contribuições à auto-organização dos(as) professores(as) do curso para a construção coletiva de posicionamento que requer o reconhecimento da consciência política e da estrutura que se ergue diante do desafio de se contrapor e de lutar em unidade contra os projetos, o sistema e a emancipação com que a ideologia capitalista sempre negou, violentou e sequestrou nossa cultura, nossa identidade e, em especial, nosso direito de ter direito à educação. ( Aviz, 2025)

Portanto, está disciplina é fundamental para a proposta compreender a historia que marca as diferentes concepções metodológicas e a construção do conhecimento, é o momento de reafirmar que os povos dos quilombolas constroem conhecimento com e a partir de seus saberes, da cultura, do território, identidade, do trabalho, da luta e r-existência. (ibidem, 2025)

 

Ementa:

conhecimento e as suas perspectivas, as diferentes concepções metodológicas. As abordagens qualitativas e quantitativas. Métodos e técnicas de pesquisa. A pesquisa e seu processo no contexto escolar para as relações étnico-raciais. Projetos de intervenção pedagógica sobre questões de gênero, etnia e raça.

 

Objetivos:

Proporcionar ao aluno o conhecimento e as suas perspectivas, as diferentes concepções metodológicas; Apresentar as abordagens qualitativas e quantitativas. Métodos e técnicas de pesquisa; Compreender a pesquisa e seu processo no contexto escolar para as relações étnico-raciais; Desenvolver projetos de intervenção pedagógica sobre questões de gênero, etnia e raça.