A disciplina Psicologia da Educação, oferecida no âmbito do PARFOR/UEPA, tem como objetivo promover uma compreensão crítica e contextualizada dos processos de desenvolvimento humano e de aprendizagem, articulando os fundamentos teóricos da psicologia com os desafios e especificidades da prática docente na Educação Básica.
O curso parte do princípio da equidade educacional, considerando as diversidades étnico-raciais, culturais, sociais e territoriais que compõem a realidade das escolas públicas brasileiras, com especial atenção às populações indígenas, quilombolas e ribeirinhas. Assim, propõe uma leitura da Psicologia da Educação que reconhece e valoriza os saberes locais e as trajetórias históricas dos sujeitos, rompendo com perspectivas universalistas e excludentes.
Ao longo do curso, serão discutidos temas como o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social; os processos de ensino e aprendizagem; a formação da identidade e da subjetividade; as relações étnico-raciais e de gênero no ambiente escolar; e o papel do educador como mediador do conhecimento e da inclusão.
A formação visa contribuir para que os professores cursistas ampliem sua compreensão sobre o papel da escola na formação integral dos sujeitos e desenvolvam práticas pedagógicas mais sensíveis, inclusivas e comprometidas com a transformação social, alinhadas às diretrizes do PARFOR e às demandas da educação pública de qualidade e com justiça social.