A disciplina FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS buscará desenvolver nos alunos e alunas habilidades e competências relacionadas ao conhecimento conceitual, histórico, da legislação e prática da educação de jovens e adultos tendo como referência uma ação imprescindível na formação acadêmica possibilitando a formação de profissionais comprometidos na construção de uma sociedade democrática e igualitária. De modo geral, busca-se garantir aos acadêmicos subsídios teóricos, metodológicos e práticos capazes de embasar o trabalho com a EJA, bem como construir uma reflexão entre o trabalho docente com os jovens e com os adultos, em termos de semelhanças e diferenças na realidade do desenvolvimento de tais segmentos de ensino. Sendo assim, objetiva-se aprofundar estudos sobre os aspectos referentes aos marcos históricos da EJA; Legislação que ampara a EJA; Concepções teórico-metodológicas; Conhecer e refletir sobre as práticas de diversos tipos de EJA oferecidas no Brasil; Aprofundar o pensamento de Paulo Freire, expoente da EJA.
Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos
2025.2
